Misofonia “rouba” a atenção seletiva! Há anos nós nos perguntamos POR QUE esses sons baixos incomodam, e não os altos, como as músicas de shows e baladas, as buzinas do trânsito ou as vozes nas praças de alimentação?
Vários pacientes responderam que esses sons:
– Parecem FALTA DE EDUCAÇÃO, por isso eles nunca fariam isso: esse pensamento combina com a RAIVA sentida ao ouvir os sons de mastigar de boca aberta, de fazer barulho quando toma sopa, de vizinha andando de salto alto etc
– Provocam NOJO: isso combina especialmente com os sons de soar o nariz, tossir e pigarrear
– Roubam a atenção quando eles precisam se concentrar: para checar isso, pesquisamos alguns voluntários em 2016/2017 para avaliar a ATENÇÃO SELETIVA deles em silêncio e durante o som de mastigação de maçã. Participaram 40 pessoas (10 com Misofonia, 10 com Zumbido e 20 sem misofonia e sem zumbido).
No teste de atenção feito no silêncio, os 3 grupos tiveram resultados semelhantes. No teste feito com a adição do som da mastigação, as pessoas com misofonia tiveram uma porcentagem de acertos BEM MENOR do que as dos outros 2 grupos. Algumas delas até se sentiram mal, com taquicardia e sudorese ao ouvir o som.
Assim, concluímos que os motivos da seletividade dos sons que incomodam são variados e que existe um prejuízo importante da atenção em pessoas com misofonia quando esses sons aparecem.
Que venha o futuro!
Profa Dra Tanit Ganz Sanchez – Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela USP, Fundadora/Diretora do Instituto Ganz Sanchez, Criadora da campanha Novembro Laranja.
Clique aqui e Conheça o SOS Misofonia, área é destinada a pessoas que se incomodam com determinados sons (Misofonia). E ficam constrangidas em informar quem está produzindo esses sons.