Categorias Misofonia

A Misofonia provoca raiva ou a raiva provoca Misofonia?

Vou explicar de onde saiu essa dúvida!

Pesquisas mostram claramente que o sentimento mais importante nas pessoas que sofrem com Misofonia é raiva/ódio de sons baixos e repetitivos (tem um post só sobre esses sons!).

Até aí, concordo totalmente. Mais de 90% dos nossos pacientes com Misofonia realmente odeiam determinados sons e, às vezes, também odeiam as pessoas que fazem tais sons, sejam elas conhecidas ou desconhecidas.

Por sorte, conheci um caso que está me fazendo repensar isso. Essa pessoa sempre foi “de bem com a vida”, mas entrou numa fase de irritabilidade (raiva) com várias pessoas e situações. Dentro dessa fase, ela TAMBÉM começou a se irritar com sons (salto alto, talheres, celular), ou seja, a irritabilidade com coisas e pessoas parecia ter “se espalhado” para os sons. Ela decidiu fazer terapia, não por causa da misofonia, mas porque sentiu que sua vida piorou com esse acúmulo de irritabilidade. Após poucos meses de terapia, com a melhora gradual de comportamento, ela foi ficando “de bem com a vida” de novo e adivinhem… A misofonia s-u-m-i-u!!!

Tive a oportunidade de conversar com ela e com a terapeuta para entender melhor o que contribui para a melhora. Para minha surpresa, a terapeuta não fez nenhuma abordagem específica para misofonia, mas sim para o entendimento e controle de raiva.

Sei que esse é “só” um caso, mas as descobertas começam aos poucos.

Acho que vale a pena pensar nisso! Enquanto a ciência não comprova esse ponto, fica uma sugestão: que tal você escrever uma lista de tudo que irrita você?Quem sabe, conscientizar que a raiva pode ser um sentimento predominante em outras coisas (como ocorreu ness paciente) pode ajudar outras pessoas a melhorarem da Misofonia?

Que venha o futuro!

Profa Dra Tanit Ganz Sanchez – Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela USP, Fundadora/Diretora do Instituto Ganz Sanchez, Criadora da campanha Novembro Laranja.

Clique aqui e Conheça o SOS Misofonia, área é destinada a pessoas que se incomodam com determinados sons (Misofonia). E ficam constrangidas em informar quem está produzindo esses sons.

Compartilhar
Tags: audicaodratanitganzsanchezinstitutoganzsanchezirritabilidademisofoniamisofonia raivanovembrolanranjao que a misofonia provocaraivadesonssemanaestadualdeconscientizacaosobremisofoniasonsqueirritamsosmisofoniatanitganzsanchez