Um lado interessante da Misofonia, que é a aversão a sons baixos e repetitivos, é que ela faz parte da QUADRILHA do ouvido, ou seja, ela raramente aparece sozinha. Conheça esses acompanhantes:
– hiperacusia:
é o incômodo com o VOLUME dos sons (ex: TV, música, vozes etc).
– fonofobia: é o MEDO de se expor a sons porque se podem prejudicar os ouvidos.
– zumbido: é o som do SILÊNCIO, que algumas pessoas percebem antes de dormir ou o dia todo
Nossa pesquisa de 2016 mostrou que as pessoas com Misofonia também apresentaram, na opinião delas, os seguintes problemas (em ordem decrescente): ansiedade, zumbido, transtorno obsessivo compulsivo, hiperacusia e perda auditiva.
Existe uma tendência de rotular a Misofonia como um problema psiquiatrico, mas nós discordamos por causa da QUADRILHA DO OUVIDO. Por isso, otorrinos e fooaudiólogos também precisam aprender mais sobre isso, além de psiquiatras e psicólogos!
Vamos trabalhar em equipe para poder ajudar mais e melhor?
Profa Dra Tanit Ganz Sanchez – Otorrinolaringologista com doutorado e livre-docência pela USP, Fundadora/Diretora do Instituto Ganz Sanchez, Criadora da campanha Novembro Laranja.
Clique aqui e Conheça o SOS Misofonia, área é destinada a pessoas que se incomodam com determinados sons (Misofonia). E ficam constrangidas em informar quem está produzindo esses sons.